9º SEMINÁRIO DE ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES ESPECIAIS E GEOTECNIA
3ª FEIRA DE ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES ESPECIAIS E GEOTECNIA
4 a 6 de junho
de 2019
local Transamerica Expo Center

SEFE9 – MENSAGEM DO PRESIDENTE

 

Parafraseando o grande escritor Euclydes da Cunha (1866-1909), que se referiu ao sertanejo como sendo, antes de tudo, um forte, ouso dizer que o empresário, no Brasil, é uma fortaleza inteira, quase um super-herói.

 

De fato, não é nada fácil desenvolver uma atividade econômica, ainda mais tão especializada e técnica como a engenharia de fundações e geotecnia, manter um estabelecimento, gerar empregos e divisas, quando se tem um cenário tão adverso como o que se apresenta em nosso país: governantes corruptos, sistema tributário voraz por arrecadação (sem oferecer quase nenhuma contraprestação), regras burocráticas culturalmente institucionalizadas e sem serventia alguma, insegurança jurídica, sistema financeiro que opera como um “agiota oficial”, amparado em leis usurárias impostas por cartéis de bancos, enfim, um oceano de desventuras, mas, ainda assim, o empresário brasileiro levanta todos os dias com os primeiros raios de sol, recolhendo-se para o descanso nas mais altas horas da noite, não sem já programar a labuta do dia seguinte, da semana, do mês inteiro, para honrar seus compromissos.

 

Vejo todos os que já estão presentes no SEFE9, ou que se juntarão a este nosso grande evento, alimentados por essa força empreendedora de quem acredita no que faz, apesar da grave crise político-econômica que assola nosso país.

 

Com esse espírito, entre 4 e 6 de junho de 2019, estaremos juntos no SEFE9. Serão mais de dez mil pessoas com interesses no setor, reunidas no Transamerica Expo Center, na capital de São Paulo, entre empresários, congressistas de mais de vinte e cinco países, profissionais e estudantes.  

 

Vislumbro mais um grande sucesso, pois, desde as primeiras adesões, com importantes patrocinadores, nosso evento vem se fazendo grandioso, com formato renovado, desde as logomarcas até as avançadas tecnologias aplicadas em sua organização e montagem.

 

A já tradicional presença de entidades como o SINABEF, sindicato patronal de nosso setor no Estado de São Paulo, a ABEG – associação dos projetistas, a ABMS – dos engenheiros geotécnicos e o DFI – órgão que desenvolve, nos E.U.A., atividades correlatas às que a ABEF executa aqui no Brasil, muito nos engrandece, enriquecendo sobremaneira nosso acervo técnico.

 

Deixo aqui consignados meus agradecimentos aos patrocinadores e a todos os representantes dessas entidades coirmãs, sem os quais seria muito difícil, quase impossível (se é que esta palavra existe no vocabulário dos empresários) realizar o nosso evento.

 

Euclydes da Cunha tinha formação militar e, além do livro “Os Sertões”, obra-prima reconhecida pela literatura mundial, uma fiel e impressionante reportagem sobre a trágica Guerra de Canudos (1896-1897), como engenheiro civil que era, projetou e executou obras notáveis pelo Brasil afora, como prédios, túneis e pontes, no final do século XIX e início do século XX, tendo enfrentado terríveis dificuldades... ele também era um forte como o sertanejo que descreveu!

 

Não obstante os problemas de cada época, juntemos nossas forças e seremos imbatíveis! Participem do maior seminário e da maior feira de engenharia de fundações e geotecnia de todo o Hemisfério Sul!

 

Sejam bem-vindos ao SEFE9!

 

Eng. Gilberto Vicente Manzalli

Diretor-Presidente da ABEF